MINHA MÃE QUER SER MOCINHA

É evidente que todo mundo deseja ser jovem para sempre, buscando fórmulas milagrosas, naturais ou cirúrgicas para manter a idade. Congelar o tempo é um sonho comum e renova a lenda da fonte da juventude, elas não querem voltar no tempo biológico e regredirem à corpos de menininhas, ou à falta de maturidade, o que as mulheres realmente desejam é se manterem nos 30 (os novos 20), maduras, no auge das suas curvas, sem rugas profundas, amando, realizadas profissionalmente e belíssimas. Como lenda é lenda e as rugas insistem em aparecer a realidade é cruel e o tempo é um carrasco executando a todo ano que passa, a lei inimiga de toda mulher, a lei da gravidade.
Máscara de argila, esfoliante e massagem linfática podem e ajudam a manter uma boa forma e a pele impecável, afastando os sinais da idade. Podem funcionar mas não serem totalmente eficazes nesse combate. Entre Botox e esticadas vive o exemplo perfeito de mulher que quer ser jovem para sempre. Para umas existe o bom Renew e para outras desesperadas existem as cirurgias plásticas. É claro que é difícil esconder a idade, burlar a dita lei, e mesmo com milhões de recursos ou agulhadas, não adianta. Ele é duro, o tempo não tem dó de ninguém, só resta aceitar e viver da forma mais saudável possível.
Provavelmente a alternativa mais fácil, acessível e natural é tentar ficar mais jovem através da roupa. A forma de se vestir diz muito sobre a personalidade, o estilo e a idade de qualquer mulher. O que acontece sem dúvida juntamente com essas outras intervenções estéticas, é a intervenção fashion. Acidentalmente é possível que você busque no seu closet uma blusinha que te deixa mais magra ou mais jovem. É comum e está tudo bem. O problema começa quando a medida que sua idade avança você regride em seu visual. A mulher que tem 40 anos se vestir como uma de 20, perdeu definitivamente a noção do ridículo, ou em casos piores que mulheres de 50 anos se vestem como menininhas de 15, é triste notar que elas juram parecer mais novas, quando na verdade o efeito visual é justamente o contrário.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Jackie Stallone_Senhora se vestindo de periguete_vulgar_terceira idade_cirurgia plástica_mulheres mais feias do mundo

Quando a mãe procura o que usar em uma festa entre as roupas da filha é sinal de que ela sofre desse mal. Além de ser assustador é vergonhoso a mãe pela festa com um vestido justo demais e/ou curto, deslocado no corpo e totalmente inapropriado. Se você leu e se identificou como a mãe, pare para pensar por um instante. Será que realmente não existe a fonte da juventude? Vestir a roupa da filha é prova de que você procura nela, sua versão ainda jovem, uma maneira de parecer cada dia mais com ela. Buscando se encontrar mais jovem e vibrante tentando se comportar como uma "jovem" mulher é a clara versão moderna da lenda da fonte. A frustrante tentativa de se igualar a ela, se vestindo como uma amiga ao invés de escolher sua própria roupa, seu próprio modo de ser, de se expor, também é o caminho mais fácil para insegurança e a baixa estima. Maquiar sua vivência dessa maneira é se negar como mulher, uma falta de maturidade absurda. É perigoso que um dia quando você olhar no espelho, já terão se passado muitos anos, você estará com 80 anos e não vai poder dizer nada da vida feminina, porque se negou a vida inteira a crescer, a aceitar sua beleza e amadurecer seu ego como apropriado.
São milhões de fatores que influenciam o comportamento dessas mulheres, muitas vezes não é nem o desespero dos anos que avançam, é fato que quem se veste mal aos 15,  se veste mal aos 20, aos 30 e por ai vai. O bom é descobrir e entender que nunca é tarde para você passar a se vestir bem, ninguém nasce sabendo, é claro que tem algumas pessoas que tem talento para se vestir (ainda bem), mas com boas dicas, vontade e desapego, você pode passar a se vestir de acordo com a sua idade, sem parecer a Dona Benta.
Uma questão precisa ser esclarecida. Não existe roupa de velha. Existe roupa feia. Todas as idades podem, com esforço, se vestir bem. O item que você tem que usar com frequência na hora de se vestir é a balança do ridículo.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Balança do ridículo_Perder peso_balança de banheiro_Balança_sem noção_balança fashion

Tenho 47 anos, posso usar vestido mostrando as coxas?
Sua balança grita NÃO.
Tenho 54 anos, preciso usar roupa de lã?
A balança vai dizer LÓGICO QUE NÃO.
Comprimentos curtos nem pensar, afinal você tem muito mais para mostrar do que as pernas, mesmo porque dependendo do estado das suas pernas nem elas querem ficar expostas. Ainda que você se sinta maravilhosa e jovem, as pessoas vão olhar para suas varizes e flacidez e rir por dentro ou então na sua cara. E nem venha com o papo de que tem que se sentir confortável. Roupa é aparência e você quer sim que as pessoas te notem. E se acontecer, que seja com um belo vestido, bem cortado e de tecido diferenciado e não pelas suas pernas, mesmo sendo a Sharon Stone.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Marisa Tomei_Sally Field_vestidos para senhoras_guarda roupa para quem tem 40 anos_vestido de festa simples_vestido branco

Se quiser mostrar as pernas, use maneiras mais criativas de faze-lo. A transparência é uma boa alternativa, desde que também seja usada moderadamente, nada de transparência na altura do quadril e cintura, além de não ficar bem em você vai te deixar super vulgar. Você também pode usar bastante fenda em suas saias e vestidos. Laterais ou traseiras as fendas somam um tom sensual ao seu look sem te deixar vulgar (depende da altura dessa fenda), sem te deixar velha, ridícula ou pior, uma menininha.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Sharon Stone_Glenn Close_vestido transparente mas discreto_vestido de fenda_vestido preto_vestido de festa pra quem tem mais idade

Em qualquer idade é complicado usar estampas que harmonizem com o ambiente, seu humor e estilo. Para esclarecer, evite estampas florais principalmente as estilo liberty, além de ser uma tendência super jovem do momento, ela facilmente pode te transformar numa velha bruxa de contos de fada. Aposte em estampas uniformes ou geométricas  principalmente as que valorizam de alguma forma o seu corpo, dai você não precisa mostrar nada, não vai ficar com cara de velha e vai parecer super entendida e fashion.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_estamparia_Anna Wintour_Madonna_vestido de borboleta_vestido vintage_Estampa geométrica

Evite usar botas, corra das de cano alto principalmente. Uma bela dama jamais usa botas. Se você não mora em Barretos ou não estiver no show do Chitãozinho & Xororó, nunca saia de casa usando uma bota cowboy ou uma outra qualquer para o lado de fora da calça. Também é bom evitar os sapatinhos mocassim e as sapatilhas se não quiser ficar mais velha e antiga. Salto alto liberado.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_High Heels_ssalto alto_botas por cima da calça_Pamela Anderson_Sarah Jessica Parker_Saia azul klein_mal vestida

Peças vintage ou retrô devem ser usadas com muito cuidado. Por razões óbvias elas facilmente vão te deixar mais velha. Prefira os vintage mais clássicos, com modelagem eterna como os tailleur e os tubinhos, tudo sem estampa. Pense que as pessoas devem pensar que você está usando uma peça feita recentemente e atual. Se quando você vestir, e no espelho ficar com cara de que roubou a roupa da tataravó, dispense.
Cor é tudo, pode abusar de todas, lógico que um rosa pink gritante não é recomendado, o tom deve ser sempre sóbrio e sem exageros. Evite o marrom, o verde abacate, ou o amarelo coco de neném, cores com esses tons são comumente usadas por senhoras em asilos, cor de chale. Você não quer isso em você.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Cor de coco_vestido marrom_O que nunca usar_Vestido amarelo_Julianne Moore_Emmy2012

O brilho tem que ser moderado como todo seu guarda-roupa, mas não tem nenhuma restrição emergencial. Pode usar a vontade, salvo em alguns casos onde o vestido em questão já tenha detalhes e decotes suficientes. Tudo junto não fica bom.


Dependendo do seu corpinho você pode usar looks mais justos. Nada exagerado. Espartilho jamais, corselet nunca, porque tem coisas que não funcionam mais para ninguém e muito menos para uma mulher inteligente, bonita e madura como você. Um vestido justo pode te deixar mais bonita e feminina, ressaltando suas curvas de maior orgulho e escondendo alguns detalhes que ninguém precisa ver. E não se esqueça babado engorda e renda pode te envelhecer. Cuidado.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Donna Karan_Met Ball 2012_Tina Fey_Emmy 2012_red Carpet_Vestido de gala_Vestido para senhoras

Um bom exemplo de que velhice não é sinônimo de se vestir mal, perua ou baranga é a super mega fashion Iris Apfel. A decoradora novaiorquina que é fã de acessórios, mostra que mesmo aos 90 anos é possível ser ícone fashion. O estilo de Iris é único e bem característico, o divertido exagero das peças super coloridas, as combinações de estampas e o mix de texturas talvez só funcionem para algumas pessoas. É preciso um senso de estética apurado e com certeza ninguém deve tentar isso em casa. Ela usa peças étnicas e acessórios vintage da própria família. Sua mãe era extremamente elegante e passou para a filha todos os conselhos de como ser chic. Iris acredita que um simples vestido preto pode se transformar em vários looks simplesmente se a combinação dos acessórios variar de acordo com a ocasião. Ter atenção para os acessórios é importante, fazendo a montagem certa você nunca vai se repetir.

MINHA MÃE QUER SER MOCINHA_Iris Apfel_Vovó fashion_vovó da moda_ rainha dos acessórios_decoradora_estilo divertido

Assim como todo mundo foi jovem, todos serão velhos. Use sua balança sabiamente e você vai se sair bem e naturalmente mais jovem, bem disposta e pronta para sempre curtir sua melhor fase, seja ela qual for.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?