O rei das loiras


O hairstylist Márcio Lemos trabalha com cabelos há nove anos, e há três resolveu se especializar em cabelos loiros, e, como ele nos contou, é perceptível a carência de fios assim tonalizados, bem-feitos. “Trabalhar com isso e de forma certa é difícil. Então, fui conhecendo os produtos e me aperfeiçoando em loiras e cortes de cabelo femininos”, afirma.

A proposta de Márcio, além de cobrar um valor mais acessível, é trabalhar as madeixas de maneira a não demandar várias idas das clientes ao salão para o mesmo procedimento. “As mulheres costumam retocar o cabelo a cada dois meses, já o tempo de manutenção em que trabalho é mais longo. Deixo o cabelo com um aspecto natural, saudável e 100% loiro logo na primeira sessão”, conta. Ele ainda afirma modelar o cabelo de um jeito que as clientes também possam fazer em casa. “Quero que minhas clientes recebam elogios pelo cabelo 24h por dia, e não duas vezes ao mês. Elas também são a minha vitrine”.

Da Esquerda para direita, Jéssica Pimenta, Alyne Lira, Julia Hermanny, Gabriela Dias, Letícia Aléssia e Leticia Tomich

Com mais de 11 mil seguidores no Instagram (@marciolemoshair), o hairstylist aproveita as possibilidades que o aplicativo lhe proporciona e usa-o como uma ferramenta de divulgação do seu trabalho. Ele posta os resultados e responde às dúvidas instantaneamente. “Sem dúvida, essa comunicação com as clientes foi fundamental para o sucesso. Antes de ter o Instagram não tinha metade da clientela que tenho hoje. Mas eu também corri atrás e fui divulgando. Passo meu Instagram até mesmo para clientes que não tem, para elas me conhecerem”, revela.

O especialista em coloração de cabelos loiros e cortes femininos, revela que as técnicas mais pedidas são as micro mechas, as californianas – mechas suaves que apresentam uma aparência natural semelhante à queimado de sol e a ombréhair, mais avançada que as californianas também oferece coloração com dégradé natural e imita os fios queimados pelo sol. “A ombréhair chega um pouco mais perto da raiz, mas ainda assim mantém o aspecto natural”, explica. Já em relação ao corte, Márcio conta que na hora de escolher o corte ideal a mulherada opta pela facilidade. “Elas escolhem o corte em que o cabelo fica fácil de arrumar e bonito todos os dias”, conta.

Marcio Lemos e seu exército de Loiras. Todas elas passaram pelas mãos do hairstylist e perderam o tom escuro e natural dos cabelos para dar lugar a luz das técnicas para clarear as madeixas.

Os cuidados com madeixas loiras também é um dos pontos que Márcio destaca. De acordo com ele a hidratação é essencial, já que a descoloração resseca os fios e o mais importante, nesse caso, é devolver a umidade ao cabelo. Outro cuidado que deve ser tomado é com o sol e o cloro presente em piscinas, principalmente as aquecidas. “A água quente abre as camadas de cutícula do cabelo e o cloro entra com facilidade”, avisa. Para ele, os riscos de não procurar um profissional especializado são inúmeros. “O cabelo pode quebrar, danificar e cair. Sem contar o constrangimento de ter que esperar por mais um tempo para corrigi-lo novamente”, esclarece.

Se a tonalidade de loiro é para todas as mulheres, Márcio não hesita em responder: “sim, para todas”, porém explica, “mas tem um tom para cada tipo de sobrancelha, cor da pele, dos olhos, para o loiro ficar em harmonia com o rosto da pessoa”, argumenta.

Alyne Lira à esquerda e Leticia Tomich à direita

Márcio Lemos com a modelo Gabriela Dias

Marcio Lemos e a modelo Jéssica Pimenta

Atualmente, Márcio trabalha no salão Salon Shape (Rua Sergipe 1221, Savassi - Belo Horizonte MG) e conta que a paixão pelo trabalho vem de família. A mãe é cabeleireira há quase 35 anos e o irmão tem um salão na região da Pampulha onde, inclusive, trabalharam juntos. Sobre a satisfação em ser um hairstylist, comenta que a reação das clientes depois da transformação é gratificante. “Como profissional, é o que mais me motiva, fico lisonjeado com as reações delas. Isso é o que me motiva a trabalhar”, finaliza.

Veja o Making Of do ensaio fotográfico abaixo:


  • Essa matéria mais do que especial é uma cortesia da Revista Minas em Cena, e foi escrita pela jornalista Sandra Leão, responsável pela entrevista e montagem de todo o conteúdo escrito.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?