Antes dos cinco nomeados para 'Melhor Figurino' serem escolhidos para concorrer ao Oscar, seus projetos já estão competindo no 21º Art of Motion Picture Costume Design com exposição no Instituto de Design e Merchandising de Moda, em Los Angeles.
Todos os anos, o curador e historiador de moda Kevin Jones e sua equipe escolhem o melhor dos figurinos cinematográficos do ano (20 filmes estão representados este ano) para mostrar na exposição. Eles escolhem as roupas antes das indicações ao Oscar serem anunciadas, e embora a intenção não seja fazer as mesmas seleções como a Academia, nos últimos 20 anos, eles sabiamente escolhem todos os cinco trabalhos de figurino nomeados para o Oscar, com raras exceções.
Abaixo fotos de algum dos figurinos que compõem a exposição no Instituto em Los Angeles. Figurinos dos filmes que também concorrem ao Oscar de 'Melhor Figurino' estão entre os outros 20 filmes selecionados para mostra do FIDM:
Há provavelmente uma boa razão para essas coincidências. Enquanto a exposição se esforça para misturar períodos históricos, ficção científica, ação e figurinos de filmes contemporâneos no seu julgamento, a Academia não é tão eclética, disse Jones para o site TheStar.com
- "Não são um monte de filmes contemporâneos nomeados para o Oscar. Na maioria das vezes eles escolhem somente os drama históricos. Pergunte a qualquer figurinista se há favoritismo da Academia na hora de escolher o melhor figurino, e eles responderam, 'sim' de imediato."
Desde quando a categoria de 'Melhor Figurino' foi criada em 1967, apenas trajes de três filmes contemporâneos ganharam a estatueta de ouro do Oscar: O guarda-roupa aristocrático de "Travels With My Aunt (1972)", a teatralidade de "All That Jazz - O Espectáculo Vai Começar (1979)", e as plumas das DragsQueens de "Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)".
Quando Sandy Powell - 10 vezes indicada ao Oscar - ganhou seu terceiro Oscar por "A jovem rainha Victoria (2009)" que mostra a ascensão da Rainha Victoria ao trono, Sandy estava grata, claro. Mas isso não era tudo o que ela sentia.
- "Eu me senti envergonhada. Esse tipo de filme ganhando o Oscar de novo. Você entende o que eu quero dizer?"
Disse ela para o site The Star.
Seu discurso de aceitação foi aplaudido por figurinistas, tanto quanto foi vaiado por críticos de moda e amantes de "Fashion Police" (um programa americano que critica tudo e todos). "Eu gostaria de dedicar este prêmio para os figurinistas que não fazem filmes sobre monarcas mortas ou musicais brilhantes", disse ela. "Os designers que fazem os filmes contemporâneos e os de baixo orçamento realmente não são tão reconhecidos como eles deveriam ser, e eles trabalham muito duro para vestir todo o elenco."
Seu discurso de aceitação foi aplaudido por figurinistas, tanto quanto foi vaiado por críticos de moda e amantes de "Fashion Police" (um programa americano que critica tudo e todos). "Eu gostaria de dedicar este prêmio para os figurinistas que não fazem filmes sobre monarcas mortas ou musicais brilhantes", disse ela. "Os designers que fazem os filmes contemporâneos e os de baixo orçamento realmente não são tão reconhecidos como eles deveriam ser, e eles trabalham muito duro para vestir todo o elenco."
A Figurinista Jacqueline Durran, nomeada este ano por "Anna Karenina (2012)", ganhou elogios por seu trabalho em "Desejo e Reparação (2007)" quando foi indicado, - destaque para o vestido verde esmeralda com decote em V que Keira Knightley usou nesse filme - mas perdeu para "Elizabeth: A Era de Ouro (2007)". Jacqueline contou ao site The Star:
- "Eu acho que às vezes, quando as pessoas estão assistindo coisas modernas se esquecem que elas são projetadas para os atores, pensadas e feitas especialmente para o elenco. O figurinista de um filme contemporâneo sofre a mesma angustia que o figurinista de um filme de época."
O problema é a percepção que o público tem de que; quando um ator usa jeans, não há um trabalho necessariamente grande por detrás. Quando na verdade o jeans é projetado especificamente para determinado ator, e o figurinista fica aflito para mostrar uma quantidade crível de desgaste, de tingimento exato desejado pelo diretor para aparecer no filme. As Pessoas se impressionam mais com um traje Elizabetano de "Shakespeare Apaixonado (1998)" e descartam outros trabalhos como o de "O Diabo veste Prada (2006)" que exigem o mesmo ou mais trabalho que um figurino de época. Uma pena, porque para os figurinistas o trabalho deles é fazer você acreditar no mundo da tela, e não o que fizer a roupa mais brilhante.
O Costume Designers Guild Awards premiou ontem dia 20 de fevereiro 3 filmes. Como o prêmio divide as categorias, houveram 3 figuristas ganhadores: Jacqueline Durran por "Anna Karenina (2012)" na categoria 'Melhor Figurino de Época'; Eiko Ishioka por "Espelho, Espelho Meu (2012)" na categoria 'Melhor Figurino Fantasia'; e Jany Temime por "007 – Operação Skyfall (2012)" na categoria 'Melhor Figurino Contemporâneo'.
Houve especulações de que o próximo passo da academia seria a introdução de um Oscar especificamente para trajes contemporâneos. Mas até lá, é esperar e torcer pelos 5 nomeados este ano na categoria de 'Melhor figurino' da 85th Academy Awards:
Entre os indicados ao oscar nenhum filme contemporâneo. Além dessa outra injustiça foi não terem reconhecido o trabalho lindíssimo de Jacqueline West, a figurinista de "Argo (2012)", que conseguiu retratar com fidelidade assustadora todo o clima e verdade das roupas dos anos 70. Agora é esperar e torcer para que vença o mais ponposo, ou o melhor mesmo. Já estaria de bom tamanho.
A cerimônia de entrega do prêmio do Oscar acontece agora no domingo dia 24 de fevereiro do ano de 2013.
Comente com o Facebook: