Quero um Diadema


Como se a palavra diadema já não fosse linda o bastante, o objeto que leva essa nomenclatura é mais comum do que você imagina e igualmente belo. O diadema é descrito como uma jóia de ouro e/ou pedras preciosas que pode ter um formato de meia coroa ou um círculo completo que tinha por característica principal, ser símbolo de figuras da realeza ou de poder.






Também conhecida como tiara, nome moderno para o enfeite antigo que ganhou ao longo dos anos variadas versões, tamanhos, conceitos e materiais, preciosos ou falsos, a evolução dessa peça dependeu da criatividade das mulheres a medida que a descaracterização do item, tido como algo exclusivo a corte real, ganhou novos usos e contornos culturais. E o que antes era das damas, lentamente foi se tornando das donzelas. Nos anos seguintes o diadema, já 'publico', ainda era reservado pelas senhoritas à grandes eventos e comemorações, e por um longo período de tempo ele foi esquecido, guardado no armário da vovó, pois havia se tornado um símbolo muito romântico e característico de produções mais rebuscadas, principalmente diante do avanço e das conquistas femininas.



Nossa musa Audrey Hepburn
A peça extremamente 'mulherzinha' foi descartada, escondida enquanto a mulher lutava por seus direitos de igualdade social e de trabalho, logo não quiseram mostrar nenhuma vulnerabilidade vestual. Seguindo, esporadicamente elas não resistiam, e a versão luxuosa do diadema da realeza foi e ainda é parâmetro para adornos de noivas clássicas que buscam ficar poderosas para um dia especial, como princesas.





Mas elas já conquistaram tudo, e cada vez mais assumem sua feminilidade original, muitos looks com saias rodadas, laços e meia-calças; e nesse resgate de peças antigas e vintages elas re-descobriram o diadema. Surgem então garotas que apostam no acessório extravagante em produções urbanas e cheias de estilo. É cada vez mais comum vermos por ai meninas com flores na cabeça, como exemplo o look desfilado pelas estrangeiras aqui no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, o acessório foi super popular, principalmente nas européias. Lá o diadema é super popular por consequência da cultura musical indie, rock e eletrônica que se envolve com os festivais de musica frequentes no cenário fonográfico do continente.

Anne Hathaway


Bella Thorne
Selena Gomez

Vanessa Hudgens

Vanessa Hudgens

Essa atual febre das tiaras, não se pode afirmar onde realmente começou, ou re-começou, que estilista, atriz ou cantora que teve a idéia de usar o acessório. Ha quem diga que Gossip Girl teve grande importância nesse movimento, mas de Blair Waldorf até aqui, muita coisa mudou, Lana Del Rey usou em clipe, Dolce & Gabbana apostou para as passarelas. As flores invadiram as capas de revistas e a cabeça das garotas em forma de tiaras, grandes, pequenas com flores artificiais ou verdadeiras. Extremamente romântica as meninas de diadema desejam e buscam aquele romantismo antigo, aquele visual virginal de pinturas antigas, vezes misturado com silhuetas igualmente românticas, outras combinando peças jeans com modelagem futurista e até masculinas.

Leighton Meester como Blair Waldorf na série de TV "Gossip Girl (2007-2012)"

Lana Del Rey no clipe 'Born to Die"

Lana Del Rey

Acessórios da passarela Dolce & Gabbana Verão 2014






Como tudo na moda, acessório é para quem tem coragem, que dirá de quem usa o diadema, verdadeiras heroínas. E quem não gosta delas?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei o post! Acho que nunca tinha ouvido ninguém chamar essas tiaras/coroas de diadema e por isso não tinha feito essa relação com sua origem. Eu particularmente acho um acessório muito bonito. Não sou uma pessoa que gosta de usar salto, muito brilho e etc, então para uma ocasião de festa, acho que um vestido básico com um acessório como esse já dá conta do recado!
    Encontrei seu blog sem querer e curti muito!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda! tenho certeza que vai ficar ótimo.
      É um acessório que tem o poder de mudar um look, do básico ao sofisticado em minutos. Pode apostar. ;)

      Excluir
  2. Gostei muito do post também! Ao ler o título, a primeira coisa que veio a cabeça foi o Diadema de Ravenclaw (e aí está ele na metade do post!), mas você trouxe informações bem interessantes sobre esta peça. Eu acho que é apropriada para noivas (e princesas rs) e já vi usarem a coroa de flores para festas ou fotos mesmo, mas no dia a dia acho difícil usar, apesar de ser tão bonito.

    Sobre Chihiro, a minha falta de identificação foi mais por causa do 'surrealismo' do que com a cultura oriental. Nesta segunda vez que vi o filme, estou bem mais familiarizada com as lendas japonesas e por estar mais madura, acabei entendendo bem mais do filme, mas achei 'desconexa' a história no sentido de que em uma hora os pais delas viraram porcos, na outra ela tinha que arranjar um emprego para não sumir, na outra teve o negócio da banheira, na outra a história do Haku... Enfim, não consegui me encaixar no filme, mas sigo procurando outras obras do Miyazaki que eu goste e me identifique mais, como Kiki (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vick, existem versões de diademas mais simples. Eu entendo que para usar um acessório diferente é preciso bastante estilo, mas existe a possibilidade real de um look simples com um detalhe lindo na cabeça. Olha que lindo essas opções simples e elegantes para dar uma levantada no look:
      https://www.facebook.com/media/set/?set=a.809469119086028.1073741853.381364628563148&type=1

      Excluir

O que achou do post?