VALENTINE'S DAY

Acredita-se que o Valentine’s Day nasceu em um festejo romano chamado Lupercália. Na Roma antiga, conforme conta a tradição, a população invocava Lupercus (Deus Grego) para afastar os lobos longe das residências. Por isso, no dia 15 de fevereiro era oferecido uma comemoração em homenagem a esse Deus (Lupercália). Nesse festival era comum escrever nomes de garotas em papéis que eram colocados em frascos. Os rapazes escolhiam uma garrafa, e o nome que constasse dentro dela era da sua namorada nos próximos 12 meses.
Na Europa e nos Estados Unidos o Valentine’s Day é comemorada no dia 14 de fevereiro em homenagem ao Padre Valentine. Conta a história que o bispo romano Valentine desafiou o imperador Claudius II em 270 a.C. O motivo da discórdia era que o comandante da época não permitia a realização de matrimônios. Porém, o padre não deu ouvidos e continuou a realizar esse tipo de celebração. Como forma de repreensão, Valentine foi condenado a forca. Enquanto esperava a sua execução preso, o padre se apaixonou pela filha deficiente visual de seu carcereiro, Asterius. A moça, como um milagre, recuperou a visão. E para se despedir antes de ser enforcado Valentine escreveu uma carta romântica a jovem. Por isso, no dia 14 de fevereiro é comemorado o Valentine’s Day, data em que ele foi executado.
Você deve estar se perguntando por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado somente em no dia 12 de junho. A história não é nada romântica e muito menos mística. Alguns historiadores atribuem o “Valentine’s Day” nacional a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948, que intitulou esse dia como o dos apaixonados. Também existe uma versão de que o Dia dos Namorados foi trazido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan que dizia “não é só com beijos que se prova o amor”. A intenção do empresário era criar o um Valentine’s Day brasileiro. Pelo jeito deu certo, pois a terceira data que mais se vende no país é essa, que só perde para o Natal e Dia das mães.
Agora que tal comemorar esse Valentine's day da forma tradicional? Só amor; sem presentes!


Amor, eu não preciso dessas coisas
Eu não preciso de nenhum anel
Eu não preciso de nada
Mas de você comigo, porque na sua companhia
Sinto-me feliz, Oh, tão feliz e completa.


Esse vídeo é dica da nossa leitora Izabela Borges!

Comente com o Facebook: