Também conhecida como
tiara, nome moderno para o enfeite antigo que ganhou ao longo dos anos variadas versões, tamanhos, conceitos e materiais, preciosos ou falsos, a evolução dessa peça dependeu da criatividade das mulheres a medida que a descaracterização do item, tido como algo exclusivo a corte real, ganhou novos usos e contornos culturais. E o que antes era das damas, lentamente foi se tornando das donzelas. Nos anos seguintes o diadema, já 'publico', ainda era reservado pelas senhoritas à grandes eventos e comemorações, e por um longo período de tempo ele foi esquecido, guardado no armário da vovó, pois havia se tornado um símbolo muito romântico e característico de produções mais rebuscadas, principalmente diante do avanço e das conquistas femininas.
|
Nossa musa Audrey Hepburn |
A peça extremamente 'mulherzinha' foi descartada, escondida enquanto a mulher lutava por seus direitos de igualdade social e de trabalho, logo não quiseram mostrar nenhuma vulnerabilidade vestual. Seguindo, esporadicamente elas não resistiam, e a versão luxuosa do diadema da realeza foi e ainda é parâmetro para adornos de noivas clássicas que buscam ficar poderosas para um dia especial, como princesas.
Mas elas já conquistaram tudo, e cada vez mais assumem sua feminilidade original, muitos looks com saias rodadas, laços e meia-calças; e nesse resgate de peças antigas e vintages elas re-descobriram o diadema. Surgem então garotas que apostam no acessório extravagante em produções urbanas e cheias de estilo. É cada vez mais comum vermos por ai meninas com flores na cabeça, como exemplo o look desfilado pelas estrangeiras aqui no Brasil durante a
Copa do Mundo de 2014, o acessório foi super popular, principalmente nas européias. Lá o diadema é super popular por consequência da cultura musical indie, rock e eletrônica que se envolve com os festivais de musica frequentes no cenário fonográfico do continente.
|
Anne Hathaway |
|
Bella Thorne |
|
Selena Gomez |
|
Vanessa Hudgens |
|
Vanessa Hudgens |
Essa atual febre das tiaras, não se pode afirmar onde realmente começou, ou re-começou, que estilista, atriz ou cantora que teve a idéia de usar o acessório. Ha quem diga que
Gossip Girl teve grande importância nesse movimento, mas de
Blair Waldorf até aqui, muita coisa mudou,
Lana Del Rey usou em clipe,
Dolce & Gabbana apostou para as passarelas. As flores invadiram as capas de revistas e a cabeça das garotas em forma de tiaras, grandes, pequenas com flores artificiais ou verdadeiras. Extremamente romântica as meninas de diadema desejam e buscam aquele romantismo antigo, aquele visual virginal de pinturas antigas, vezes misturado com silhuetas igualmente românticas, outras combinando peças jeans com modelagem futurista e até masculinas.
|
Leighton Meester como Blair Waldorf na série de TV "Gossip Girl (2007-2012)" |
|
Lana Del Rey no clipe 'Born to Die" |
|
Lana Del Rey |
|
Acessórios da passarela Dolce & Gabbana Verão 2014 |
Como tudo na moda, acessório é para quem tem coragem, que dirá de quem usa o diadema, verdadeiras heroínas. E quem não gosta delas?
Adorei o post! Acho que nunca tinha ouvido ninguém chamar essas tiaras/coroas de diadema e por isso não tinha feito essa relação com sua origem. Eu particularmente acho um acessório muito bonito. Não sou uma pessoa que gosta de usar salto, muito brilho e etc, então para uma ocasião de festa, acho que um vestido básico com um acessório como esse já dá conta do recado!
ResponderExcluirEncontrei seu blog sem querer e curti muito!
Beijo!
Ah que linda! tenho certeza que vai ficar ótimo.
ExcluirÉ um acessório que tem o poder de mudar um look, do básico ao sofisticado em minutos. Pode apostar. ;)
Gostei muito do post também! Ao ler o título, a primeira coisa que veio a cabeça foi o Diadema de Ravenclaw (e aí está ele na metade do post!), mas você trouxe informações bem interessantes sobre esta peça. Eu acho que é apropriada para noivas (e princesas rs) e já vi usarem a coroa de flores para festas ou fotos mesmo, mas no dia a dia acho difícil usar, apesar de ser tão bonito.
ResponderExcluirSobre Chihiro, a minha falta de identificação foi mais por causa do 'surrealismo' do que com a cultura oriental. Nesta segunda vez que vi o filme, estou bem mais familiarizada com as lendas japonesas e por estar mais madura, acabei entendendo bem mais do filme, mas achei 'desconexa' a história no sentido de que em uma hora os pais delas viraram porcos, na outra ela tinha que arranjar um emprego para não sumir, na outra teve o negócio da banheira, na outra a história do Haku... Enfim, não consegui me encaixar no filme, mas sigo procurando outras obras do Miyazaki que eu goste e me identifique mais, como Kiki (:
Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Vick, existem versões de diademas mais simples. Eu entendo que para usar um acessório diferente é preciso bastante estilo, mas existe a possibilidade real de um look simples com um detalhe lindo na cabeça. Olha que lindo essas opções simples e elegantes para dar uma levantada no look:
Excluirhttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.809469119086028.1073741853.381364628563148&type=1