HITCHCOCK PARA PASSARELA

Começou nesta segunda-feira, 29 de outubro, a 3ª edição da semana de moda de São Paulo desse ano. Essa edição de outubro marca uma transição do calendário de moda brasileiro, que se adéqua agora ao sistema parecido com os das semanas de moda internacionais. O apelo partiu dos estilistas e comerciantes que precisam desse prazo maior para construção e produção das coleções até a distribuição para as lojas. Com a mudança a temporada primavera/verão passa para março/abril e o outono/inverno acontece entre outubro e novembro. Essas não foram as únicas mudanças, depois de anos utilizando o espaço da Bienal de São Paulo, o SPFW se muda para o mirante do Parque Villa Lobos, ganhando ares de uma grande estufa, cenografia inspirada na beleza desses lugares fechados e preparados para o cultivo de plantas. Nesta edição estreante do novo calendário algumas marcas resolveram pular uma temporada, por conta do volume de trabalho que surgiria com uma terceira edição seguida no mesmo ano. Entre essas marcas estão Juliana Jabour, Alexandre Herchcovitch Masculino e Neon que farão muita falta no line-up, assim como outras que também deixaram de mostrar suas criações.
O 1º dia de desfiles foi impecável, firme e presente num inverno que será marcante e pesado. Mas entre todas as marcas que desceram a passarela, uma em especial  encantou mais por trazer uma inspiração de arrepiar. Próximo ao dia das bruxas, intencional ou não, a Tufi Duek resolveu trazer Hitchcock para as passarelas. A estética dos looks da marca nasceu do visual e do suspense do filme "Os Pássaros (1963)" o que aparentemente serviu para marca mostrar uma pegada mais anos 50 e 60 mostrando vestidos de cintura marcada, as luvas e o comprimento característico da época.
Trabalhando com essa silhueta clássica foi possível brincar com diferentes características de uma mesma personagem. O sexy e o comportado se alternaram, a sutileza dos decotes mostrava pele necessária para o colo sem parecer vulgar, assim como a bota/sandália com as amarras na parte da frente sugeriu uma ideia de sadomasoquismo chic. O corpete marcado e tomara que caia apareceu de uma forma mais sofisticada sem deixar de ser sensual no ajuste e no que deixar a mostra. Mas interessante mesmo foi o uso do desenho do bico dos corvos no molde desses decotes.

SPFW + OS PÁSSAROS DE HITCHCOCK_Isabeli fontana_ vestido com penas_vestido com decote vintage_vestido vintage_vestido vermelho_Vestido verde_

Nessa pegada 'sado' os couros, as rendas e os linhos resinados agregaram à silhueta proposta pelo estilista Eduardo Pombal, a modernidade necessário que essa releitura dos anos 50 pedia. Assim como o uso das penas foi bem aplicado e deixou algumas peças bem sofisticadas e coerentes com o resto da coleção e com o tema. Incrível como o trabalho nesse material foi tão bem executado, que ao invés de deixar o look mais romântico ou perua, como costumeiro, ficou no ar uma incerteza quanto ao uso de penas, elas apareceram enceradas, brilhantes, pareciam molhadas, e a princípio ouve dúvidas de que seriam realmente penas. E o quão lindo ficou essa renda de paetê? Conclui que a marca soube reinventar o uso de suas matérias primas e inovar no inverno 2013, com muita criatividade e bom gosto.

SPFW + OS PÁSSAROS DE HITCHCOCK_vestido estamapado_estampa de pássaros_outono-inverno 2013_semana de moda_sadomasoquista_sandália gladiadora_vestido de paetê_renda de paetê

Isabeli Fontana foi o grande destaque do dia. Ela entrou na passarela com um olhar sedutor Femme Fatale que os looks pediram naturalmente. Em todos os sites de moda e para os que acompanharam o desfile, a beleza da marca foi a mais elogiada. Daniel Hernandes assinou a beleza da Tufi Duek que contou com sobrancelhas marcadas, que segundo o especialista deixa o olhar da mulher mais focado e mais sensual, e prega que será a aposta para o inverno; pele limpa e leve; e a boca contornada e preenchida com um lápis marrom-claro. As modelos também usaram um aplique de franja que chamou atenção, nota-se que a marca repetiu uma tendência que veio das semanas de moda internacionais, mas que só foi usada para elevar o efeito 'drama' na passarela e reforçar a inspiração no filme de suspense. Com a inspiração certa e a pitada certeira de bom gosto o resultado não poderia ser outro. Belíssimo.

SPFW + OS PÁSSAROS DE HITCHCOCK_Isabeli fontana_ maquiagem para o inverno_sobrancelha marcada_como fazer pele suave

Coincidência, ou não, Alfred Hitchcock está prestes a se tornar um assunto bem comentado na mídia, tudo por conta de um filme que será lançado em breve que mostrará a produção do filme "Psicose (1960)". O filme já está fazendo barulho e chamando a atenção por conta da promessa de grande atuação do ator que irá interpretar Alfred nos cinemas. Anthony Hopkins aparece nas primeiras imagens que foram divulgadas do filme assim, como na foto abaixo, irreconhecível, mas a cara do velho cineasta.

SPFW + OS PÁSSAROS DE HITCHCOCK_filme sobre hitchcock_anthony hopkins_ellen mirren_filme sobre psicose

O filme ainda conta com as incríveis Helen Mirren que interpretará Alma, a esposa do cineasta; Jessica Biel como a atriz Vera Miles; e Scarlett Johansson que fará a atriz da famosa cena da facada no chuveiro, Janet Leigh. Entre outros grandes nomes.

SPFW + OS PÁSSAROS DE HITCHCOCK_filme sobre hitchcock_anthony hopkins_ellen mirren_filme sobre psicose_scarlett johansson_cena do chuveiro_filme de terror_janet leigh_scarlett johansson pelada

Hitchcock é um grande nome do suspense e do drama, construiu um universo bem característico e misterioso que hipnotiza multidões em qualquer época em qualquer lugar, e quando se tem isso como base nada pode ficar ruim. E foi isso que a moda Tufi Duek inverno 2013 sintetizou em 38 looks, no primeiro grande dia desse novo SPFW que promete grandes avanços e melhorias para a indústria. Sucesso.

Comente com o Facebook: