VENTOS BARROCOS

Definida como uma arte que abriga o bem e o mal, Deus e o Diabo; o barroco surgiu na Itália século XVII, rapidamente se espalhou pela Europa e naturalmente se expandiu para o resto do mundo. A prática dessa arte rompeu (dentro da arte) as diferenças entre sentimento e razão, entre a ciência e a religião, incorporando em sua composição elementos de ambas as esferas, e desfez os opostos harmonizando-os em um só espaço. Contrária ao racionalismo da arte renascentista, a arte barroca é pura emoção. Na tentativa de impressionar os sentidos do observador o barroco é definido por efeitos decorativos e visuais, com o uso de curvas e colunas arabescadas; Pontas arredondadas e contracurvas fazem parte das obras desse gênero que misturam a escultura com a arquitetura, mesclando o todo numa grande peça de arte; O forte traço entre luz e sombra desenham o contraste característicos entre os relevos e o ouro, o glamour, o deslumbramento e a riqueza.
A moda sempre faminta de inspiração bebe à vontade dessa fonte, trazendo esses conceitos para a estamparia, o bordado e os recortes das coleções. Como essa tendência, a moda vive e revive momentos de inspiração, obedecendo o ritmo de clima, de idéias e propósitos de cada ano ou década, mas sendo livremente permitida que volte à conceitos de beleza e de proposta visual, assim que possível e necessário para o mercado. Dito isso, fica claro que o barroco já foi usado antes por estilistas e muito além disso. O que acontece agora, como dito aqui, é essa busca por feminilidade, a retomada da mulher ao seu consciente de direito e permissividade romântica - do ponto de vista estético - é imediata e as passarelas só transmitem essa urgência. Nas semanas de moda das últimas semanas, marcas famosas apresentaram seus conceitos para a temporada mais gelada da Europa, e a cada look que passava pela passarela só faziam confirmar essa renovada faceta.
Muito dourado é característico dessa nova aposta da moda. Vestidos luxuosos de base preta e bordados em relevo, seja em linha especial ou em pedraria, virou um look chiclete das capas de revistas famosas como Vogue e Marie Claire, o mesmo vestido Dolce & Gabbana por exemplo, estampou várias dessas publicações pelo mundo:

VENTOS BARROCOS_harper's bazaar_Marie Claire_Vogue_carol trentini_vestido estilo barroco_vestido dourado Dolce & Gabbana_Miranda kerr

E até mesmo outras peças da mesma coleção de inverno 2013 Dolce & Gabbana, se repetiram em outras capas:

VENTOS BARROCOS_Elle_Zoe Saldana_Jessi J_Vestido dourado Dolce & Gabbana_Vestido estilo barroco
VENTOS BARROCOS_Elle_Selena Gomez na capa da revista Elle_Vestido dourado Dolce & Gabbana_Vestido estilo barroco

A verdade é que o estilo barroco dominou mesmo o mercado da moda e vem se provando forte aqui no Brasil. Seja na estampa, ou no exímio trabalho das bordadeiras, a combinação de cores e a harmonia das peças, que realmente lembram grandes capelas e arquiteturas europeias e mineiras - salve Aleijadinho! -, são transcritas para o vestuário feminino e para os acessórios, que contam e muito para completar ou incrementar um look:

VENTOS BARROCOS_Vestidos estilo Barrocos_Armani_Balmain_Jaquetas bordadas_jaquetas estilosas
VENTOS BARROCOS_vestido estilo Barroco_calça estampada_Estampa barroca
VENTOS BARROCOS_Brinco Annita Brilhante_jóia Barroca_Bijouteria estilo barroco_vestido azul_vestido rendado_

Destaque para esses brincos maravilhosos da marca Annita Brilhante.

As aplicações e estampas florais remetem as tapeçarias da época e também apareceram em vários looks das marcas italianas. Flores + renda formam um belo casal. A junção de luxo, referência histórica e arte, resultam num visual deslumbrante, sensual e feminino:

VENTOS BARROCOS_Vestido estilo Barroco_Deusa Barroca_Emma Stone_Vestido florido_Vestido de renda

Isso é a prova de que a moda é puramente arte. E que venham mais ventos estilosos como esse.

VENTOS BARROCOS_Balmain_Carol Trentini_vestido bordado_Vestido estilo barroco_vestido com pérola_Vestido justo_Ensaio para Vogue Brasil

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?