MADEMOISELLE CHANEL


Uma notícia rodou o mundo esses dias, o comercial do perfume Coco Mademoiselle, com a atriz Keira Knightley, foi proibido em certos horários na TV britânica, o comercial foi considerado sexy demais e sugere sexo em suas cenas finais.

Mas esse post não é sobre a polêmica do comercial, nem pela excelente produção, mas sobre como conhecer a vida de Chanel e sobre como esse comercial representa bem a sua vida.

Para quem não conhece a vida de Coco Chanel um primeiro bom contato é com o filme “Coco Avant Chanel”.
O filme conta a história antes dela se tornar a reconhecida senhora Chanel e termina exatamente com o deslanche da sua carreira, afinal como o próprio nome diz, era antes de Mademoiselle Chanel ser conhecida e ainda era chamada de Coco, nome que ela ganhou com a música que sempre cantava Qui qu`a vu coco?
Durante o filme é possível conhecer um mulher fantástica, muito a frente da sua tão rebuscada época. Chanel com certeza foi uma mulher marcante para quem a conheceu. Conseguiu entrar na alta sociedade francesa, mesmo saindo de um lugar muito pobre, mudou e moldou a forma de pensar e agir das mulheres tão dependentes dos homens, Chanel trouxe mais simplicidade as coisas, começou a quebrar os paradigmas da época, usava calças no lugar de saia e assim mostrou que as mulheres podiam mais e que eram mais que seres frágeis. Porém, para não dar spoilers aqui, fica como dica para você assistir, esse é um bom meio para conhecer a vida de Chanel e o que essa marca significou na sua criação.

"Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame"

Por isso o filme é um boa dica para quem ainda não conhece a hitória de Coco Chanel, ou só ouviu falar. Já para quem se interessa em descobrir mais sobre ela, a dica é o livro “Coco Chanel” de Justin Picardie. A partir do é melhor esquecer o que você viu no filme, que trata de forma muito superficial a vida de Coco (apesar de ser uma boa introdução). No livro você descobre o quão incoerente foi a vida de Chanel, uma mulher muito forte, muito inventiva, que fez e contou tantas histórias sobre si que poucas podemos acreditar e muitas se tornaram verdade por serem afirmadas várias vezes por ela.

De forma nenhuma Chanel ganha algum desmerecimento, mas a vida pobre e sofrida fez dela uma pessoa criativa e que encarava o mundo de sua forma tão única como modo de suprir sua dor. A vida com certeza trouxe Coco e a tornou em Chanel, mas depois ela foi por suas próprias mãos.

A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50.”

E o comercial? Bem, ele é a própria Coco, de forma atual. Para quem conseguiu ter contato com o filme e o livro consegue ver a Chanel nesse comercial. Uma mulher independente e que conseguiu em um mundo de homens (não existe uma música melhor para Chanel) se destacar como uma grande mulher.

"Para ser insubstituível, você precisa ser diferente."

Comente com o Facebook: