FILMINHO BOM #2 'OS SUSPEITOS USAVAM LOUBOUTINS'

Depois de mergulhar no mundo vazio de uma celebridade em "Um Lugar Qualquer (2010)", Sofia Coppola continua obcecada com o tema só que dessa vez em "Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)" ela retrata esse universo do ponto de vista dos jovens fãs que amam tanto seus ídolos a ponto de quererem se tornarem um deles. O artigo da revista Vanity Fair "The suspects wore Louboutins (Os suspeitos usavam Louboutins)" publicado pela jornalista Nancy Jo Sales em março de 2010 foi escolhido para dar base ao roteiro de Sofia, que criou em cima daquela história e de alguns outros documentos e registros da mídia sua própria ficção, com personagens e nomes diferentes da gangue verdadeira.
O filme é estrelado por Emma Watson que ironicamente poderia muito bem ser uma das vítimas da gangue de Hollywood. A britânica dá um show no papel de uma adolescente americana chamada Nicki perfeitamente estereotipada, mas que não tem o papel principal da trama que fica a cargo de Katie Chang, que interpreta a líder da gangue Rebecca seguida pelo cativante Israel Broussard como Marc, mas não são poucas as vezes que Emma rouba a cena. Também estão no elenco Claire Julien (Chloe) e Taissa Farmiga (Sam) que completam a gangue.




O filme mostra de forma bem distanciada e passiva a idolatria de Rebecca por celebridades seja num quadro ao fundo de seu quarto cheio de gravuras de Lindsay Lohan, analisando revistas de moda, o fato de ela ser arrogante e mesquinha, as músicas que costumava ouvir, cada e todo detalhe faz diferença na trama velada escrita por Sofia Coppola. Rebecca acaba por convencer Marc, um jovem gay com problemas de relação social a começar os roubos à casas de amigos, mas logo eles invadem a casa de Paris Hilton que simplesmente deixava a chave debaixo do tapete na frente de casa. _Curiosamente a socialite permitiu que todas as cenas fossem filmadas em sua verdadeira casa e inclusive ela faz uma aparição relâmpago no filme, assim como a atriz Kirsten Dunst (musa de Sofia). Coppola deu uma entrevista em que disse que Paris foi extremamente bondosa ao ceder a casa para as filmagens e que ela além disso mostrou a Sofia a filmagem original da gangue invadindo sua casa. Paris disse que ao ver o filme ficou emocionada ao ver em detalhes como sua casa foi invadida e como suas coisas foram roubadas, mas rapidamente ela esqueceu do acontecido quando o público na exibição ficou contente em ver a casa dela e o humor que envolvia essas cenas._ 


Nicki, Chloe e Sam se juntaram a dupla logo depois para novos furtos milionários à casa de celebridades como Megan Fox, Lindsay Lohan, Rachel Bilson; Por muito tempo tudo parecia tão fácil, e parafraseando o que o personagem de Mark diz em certo momento do filme, "Isso fez com que ela continuasse, parecia muito fácil". Há um momento em que é possível ver a gravidade e fragilidade da obsessão de Rebecca, quando ela finalmente consegue invadir a casa de Lindsay e usa o perfume dela, a cena é linda e importantíssimo para que todo esse conceito seja absorvido. A polícia relatou que aparentemente foram roubados quase 3 milhões de dólares em peças de roupas de luxo, jóias, sapatos, quadros, perfumes, e até mesmo em dinheiro vivo, despretensiosamente espalhados pelas grandes mansões.






O filme contém aquele clima habitual dos filmes de Coppola, uma distância observadora do cotidiano de pessoas ricas, de classe-média alta, como sempre usando a lente das câmeras para expor a vida curiosa dessas pessoas, desde sempre tentando mostrar, dentro do universo que aborda em suas histórias, uma normalidade talvez bem próxima da vida real dela mesmo. É um filme bem íntimo. O filme em hora alguma parece ser uma crítica aos personagens ou a sociedade consumidora de ideais de celebridade, tão pouco ela vitimiza seus 5 personagens principais, menos ainda encoraja ninguém a sair por ai invadindo casas, é um filme verdade, um documento bem ilustrado da sociedade jovem americana. Talvez o filme exija um consciente mais inserido nos assuntos abordados e executados, para que de uma forma geral aja uma compreensão mais sincera e justa. Alguém que não sabe o que é 'The Hills' por exemplo, pode ficar um pouco perdido e por essa e outras no final ache tudo muito sem graça. Esse filme é o sentido do agora, não é sobre crime, nem sobre moda é sobre essas personagens em suas vontades e suas consequências. É simples. E só isso.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?