A moda chapéu podia voltar

Foram-se os tempos em que todos os cidadãos, mulheres e homens passeavam pelas ruas portando um chapéu no alto da cabeça. O chapéu foi um acessório presente nas vestimentas de diferentes sociedades, à princípio sendo somente um simples pedaço de pano estruturado para proteger a cabeça de perigos iminentes, sujeiras e também muito usado como parte de uniformes dos trabalhadores mais antigos. Depois facilmente a peça ganhou espaço na moda e na arte, por ser um acessório de fácil percepção, pois as pessoas costumam nos avaliar primeiro pelo rosto e se você quisesse impressionar ou chamar atenção, era só colocar um chapéu para causar boa impressão. Vieram as variações de modelo, de cor, de estilo e o chapéu ganhou cada vez mais força. O item já foi simbolo de autoridade e poder, outras vezes usado somente pelos ricos que ostentavam. Brilhantes, penas, pérolas e tecidos raros  eram adicionados aos exuberantes modelos do século XVIII.


Como todos aqueles que conhecem a história de Gabrielle Coco Chanel, ou viram o filme "Coco antes de Chanel (2009)" sabem que ela começou no mundo da moda costurando e criando belos chapéus. A estilista criava as peças e ela mesmo as convencionava, se tornando mais tarde um dos nomes mais fortes da moda. O gosto de fazer roupas surgiu depois disso, quando ela fez pra si mesma um vestido de uma camisa velha e em resposta às muitas pessoas que perguntaram onde ela havia conseguido o vestido, ela então se ofereceu para fazer um para todas que quisessem um vestido feito por ela. Preciso falar que essa ideia deu certo?


Estamos acostumados a ver esse acessório, hoje tão raro, em novelas de época, filmes românticos de séculos passados, ou de adaptações e recriação de algumas décadas atrás. Como é o caso da série americana Mad Men, que retrata os ares dos anos 60 e 70. A série é rica em detalhes de cenários e figurino, a direção de arte é super elogiada pela crítica especializada e é grande responsável pelo sucesso e êxito da trama. Os chapéus que aparecem na série são elaborados de acordo com cada personagem, se nota a diferença na foto abaixo onde duas personagens diferentes carregam duas peças distintas:

À esquerda Peggy Olson (Elisabeth Moss) e à direita Trudy Campbell (Alison Brie)
Depois de toda a viagem pela história do chapéu na moda, e o quanto ele foi uma peça relevante no visual feminino até pouco tempo atrás, vamos falar de como seria legal se essa peça voltasse definitivamente para o look das mulheres e também dos homens, porque não? Melhor que a moda do cabelinho Neymar. 
Estamos vivendo tempos de tendencias passageiras, recebemos por dia milhões de imagens e ideias que acabam sem querer alterando nossas inspirações. A pressa invade nossas vidas e nos vemos menos diferentes, menos comuns e menos originais. Isso tudo reflete em nossos pensamentos e também no nosso guarda-roupa. Até Hispsters hoje são comuns. Seria tão bom se moda de novela não pegasse, a "moda" esmagadora que vem de surpresa  da TV, do cinema e sem perceber já estamos usando o brinco de "Avenida Brasil", a saia da Juliana Paes ou a mochila do "Ben 10". Como é desagradável ver milhões de crianças robotizadas, vestidas da mesma forma, com uma horrenda combinação de verde, preto e branco que só funcionam para o personagem do desenho animado. Responda com sinceridade, a quantas festinhas infantis você já foi com o tema Ben 10? É triste. 
Falta educação e originalidade. Cada um deve vestir de forma natural ao gosto próprio, sem influencias massificadas que só fazem tirar a identidade do ser e lhe transformam em parte. Devíamos nos desejar completos, dignos de referencia e unicidade.
Mas já que mudar hábitos antigos não é uma tarefa tão simples, pra que complicar? Relaxa. Não seria ótimo que a moda de usar chapéu o tempo todo, exceto à mesa do jantar, voltasse? Então que coloquem na novela, que usem na TV, que Tony Stark use no próximo filme de "Os Vingadores", que Glorinha Kalil diga amém.
Vamos imaginar as lojas cheias de diferentes modelos, cores neon, paleta pastel, as famosas usando no red carpet, as mortais usando para ir pro trabalho, as adolescentes para ir pra escola. Que lindo seria. Natural a nosso tempo corrido, não faria mal um pouco mais de elegância. Ter homens retirando o chapéu na sua presença, a volta do cavalheirismo. Dá pra voltar Sr.Chapéu? Ostentar uma linda peça estruturada na cabeça é sonhar demais?
Não. A quem hoje abusa do acessório mesmo fora das praias. Realidades a parte, famosas sabiamente combinam a peça de cabeça com o look, deixando tudo melhor. Tem namorada do Justin Bieber, It Girl e socialite usando. Respectivamente as lindas Selena Gomez, Olivia Palermo e Paris Hilton se juntam a Emma Watson, Ashley Tisdale e Lady Gaga no time das belas de chapéu. Elas não escondem que amam a peça e provam que em dias como hoje é fácil combinar a peça perfeitamente para qualquer ocasião seja você atriz da Disney ou diva do pop.


Gossip Girl é o seriado que mostra a vida de jovens da Elite Novaiorquina. Então é comum vermos por lá o chapéu passeando pelos figurinos das personagens, tamanho o poder aquisitivo dos personagens, bom gosto e coragem. As realezas de NY Blair Waldorf (Leighton Meester) e Serena Van Der Woodsen (Blake Lively) apareceram várias vezes sustentando a peça em suas cabeças. Isso pode estar ligado com o caráter e a ideia que os roteiristas querem passar, mostrando que as personagens são fortes e se parecem com verdadeiras realezas como a duquesa Kate Middleton  e por isso a escolha do figurino tão original. Sem contar que é chiquérrimo usar chapéu. É só olhar pra foto abaixo e analisar bem, é bonito ou não é? 


Existe aqui em Belo Horizonte - MG uma chapeleira super tradicional já conhecida pelo seu bom gosto e qualidade. Lenice Bismarcker ainda confecciona chapéus de todos os tamanhos e ornamento, tudo do melhor e do muito elegante. Hoje o atelie dela fornece material para peças teatrais, novelas de época, filmes e também vende e aluga seus produtos para casamentos e eventos especiais. Ela é uma senhora dama, elegantérrima, só entrar no blog do atelie dela aqui e perceber que a moda de usar chapéu deveria voltar imediatamente. 
Não precisa esperar a moda pegar, ou a mocinha da novela colocar pra você poder usar, seja corajosa e mostre que tem estilo. Adicione a peça no seu guarda-roupa agora e fique linda. Fizemos uma lista de sugestão abaixo: 



Faça como a Selena, a Olivia, a Emma, a Blair e a Lenice, diga que você é fresca e vá de chapéu.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

O que achou do post?