A GOLA VIROU ACESSÓRIO

Gola avulsa_moda da gola peter pan_Colar gola

Já não é espanto algum vermos as golinhas brancas nos looks fashions das famosas e das mais antenadas. A peça engomada e branca veio direto do armário masculino para acrescentar alfaiataria e charme às peças mais simples e sem colarinho. Não é camisa. A gola vem solta, pode ser comprada separadamente e aplicada sobre vestidinhos, blusas com gola simples e até em casacos de inverno. Uma das que encantam e usam esse acessório para mostrar seu lado clássico e comportado, é a nossa musa de junho Emma Watson.

A gola virou acessório_Emma Watson_Alexa Chung

A popularização deste item, depois que famosas e revistas ditaram tendência, surgiram vários modelos e formatos diferentes para as golinhas. Tem aquelas feitas de metal, de renda, de crochê, e até de pérolas e correntes, agregando assim à moda dos maxi colares, com o diferencial de ter o formato parecido com um colarinho de camisa social.

A gola virou acessório_gola em renda_Gola de corrente_maxi colar_bijouteria_gola de croche_gola de metal

Antigamente no século XIX esse formato de gola era conhecido pelo nome de Little Lord Fauntleroy e feita de pedaços de renda ou linho, era estruturado e finalizado com fitas em grandes laçarotes. A gola entrou nas camisas de uniformes escolares da época e se popularizaram. Mais tarde teve então seu nome associado ao personagem Peter Pan, por seus aspectos delicados e associados a pureza eterna, por isso foram ligadas ao personagem. O personagem Peter Pan de J.M. Barrie criado para a peça homônima de 1904, tornou-se livro em 1911. Então a lapela branca e arredondada passou a ser chamada de gola Peter Pan. Mas no ano de 1953, a adaptação da Disney para o cinema substituiu o colarinho redondo do menino-que-não-quer-crescer por uma gola aberta em V, num traje todo em verde e com toques de elementos naturais, de fada, nada formal. 


A gola virou acessório_uniformes_gola peter pan_ gola no século XIX
A gola virou acessório_peter pan_gola peter pan_disney_J.M. Barrie

Apesar da ligação direta com um personagem masculino, a peça não foi bem utilizada no armário dos homens, sendo mais usada como adorno pelas mulheres e meninas, remetendo assim à jovialidade. Mesmo com a mudança referencial no visual do personagem, depois de recriado pela Disney, o nome ficou marcado na peça e hoje ainda é usado mais para os looks femininos devido às suas características. As bordas arredondadas podem unir-se ao centro, se sobrepor, ou deixar um intervalo entre as duas lapelas. O tamanho também tende a ser pequeno e discreto, normalmente uma camisa ou vestido com uma gola Peter Pan é modesto, já que esse detalhe, na maioria dos casos, não deixa espaço para o decote. Com esse retorno fervoroso ao guarda-roupa feminino, a gola ganhou novas cores, novas texturas e detalhes.


A gola virou acessório_gola com pérola_gola com renda_gola com paetê_gola com fita

Karl Lagerfeld pode ser citado como o responsável pela criação de uma série de tendencias ao longo de vários anos, influenciando e moldando o visual da moda no século XX, de seu trabalho na Chanel e aos anos dedicados à Fendi, passando por sua colaboração à Hogan e à H&M. Mas sua estética pessoal tão marcante também deus espaço ao jeans escuro junto com as jaquetas acinturadas, as luvas sem dedos e os anéis arrojados que tiveram seu espaço na moda graças ao requinte e personalidade inconfundíveis de Karl.  Estamos falando sobre esse personagem da moda porque além de todas essas influencias, Karl também é responsável pelo boom do uso dos colarinhos brancos e engomados. O detalhe é o mais copiado do guarda-roupa do estilista, e sempre que usado remete de imediato a sua imagem. O acessório dá a entender que a pessoa que usa um pedaço de pano no pescoço é orgulhoso e tem cuidado em se vestir. O pouco tecido, dobrado, engomado e clarinho pode ser usado pra finalizar qualquer look mais simples e ao fim se torna um visual super sofisticado e delicadíssimo.


A gola virou acessório_gola estilo karl lagerfeld

O que está na moda mesmo são as golas, tanto as avulsas quanto as fixas. Camisas e blazers femininos estão em alta, a alfaiataria está em alta, peças que saíram direto do armário masculino para os looks femininos como os sapatos oxford e os maxi paletós, tudo isso está em evidência. E se você vive em uma região com  poucos recursos e opções de lojas para comprar a golinha avulsa , pode como sempre, recorrer à internet, ou então colocar a mão na massa e confeccionar seu próprio acessório, cortando da blusa velha do pai, mandando a mãe costurar uma gola Peter Pan pra você, ou customizando sua própria camiseta acrescentando algumas contas, miçangas, pérolas, ponteiras e deixando a criatividade agir. Assim você vai sempre andar com peças exclusivas por ai e ninguém vai ter uma peça igual à sua. Sabe aquele termo, "Inventando moda"? Então. Ele pode perfeitamente ser aplicado nessa situação.


A gola virou acessório_customizar_contas_miçangas

Essas são ótimas dicas para incrementar seu guarda-roupa, mas o melhor mesmo é se você conseguir uma gola avulsa. Imagina poder sacar sempre uma gola da bolsa para socorrer qualquer emergência fashion? Você pode mudar completamente seu look acrescentando o acessório ao seu look de trabalho e em dois minutos ficar pronta para o happy hour. Opção é que não falta. Tamanho, cor, corte ou curvatura, a golinha virou acessório feminino e deve ser usada sem moderação. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?