#1 OS REALITYS SHOWS DE MODA: America's Next Top Model

Quem gosta de moda de verdade se interessa pelo mercado, acompanha de alguma forma os bastidores da indústria, das revistas, os ensaios, as novas coleções das grandes marcas, os novos talentos, as new faces e tudo mais que envolve esse mundo. Essa paixão somada ao fascínio que temos por bisbilhotar o comportamento humano em situações chaves, se transformam em perfeição total de entretenimento. São os realitys shows de moda. É a curiosidade com a admiração, ver tudo acontecer em tempo "real". O mix que todo apaixonado por moda adora assistir, comentar, acompanhar e torcer. Como é a vida das modelos? O que elas comem? O que elas falam? Como é o processo criativo de um estilista? Quais são os desafios da profissão? Quais são os truques na hora de modelar a roupa ideal? 
O blog vai fazer uma série de matérias sobre realitys de moda, e a primeira será sobre America's Next Top Model, o programa de TV da modelo Tyra Banks. O reality reúne meninas que desejam se tornar modelos profissionais e promove desafios que reproduzem o dia a dia de uma verdadeira top. O programa tenta passar para as meninas em um curto período de tempo o que uma modelo enfrenta na sua carreira como photoshoots, comerciais, desfiles, go-sees (uma reunião onde o estilista vai avaliar, entrevistar, ver a postura da modelo, o book fotográfico, a passarela e enfim decidir se escolhe a modelo para o trabalho.), fora os conselhos da apresentadora Tyra, que sempre dá exemplos da sua carreira, dos seus problemas e do seu sucesso. As participantes dividem a mesma casa e a convivência entre elas rendem os melhores momentos do programa, o alivio cômico da atração fica por conta das brigas, dos chiliques e dos dramas. O modelo padrão de todo episódio mostra a manhã na casa, o famoso Tyra Mail chega avisando sobre a tarefa do dia, elas seguem para o challenge, que basicamente são desafios, como desfilar de olhos vendados. No dia seguinte tem o photoshoot da semana e sempre finalizando o episódio elas tem suas fotos julgadas pela banca de jurados e uma delas é eliminada. O elenco fixo de America's é composto por Tyra Banks, a apresentadora; Nigel Barker, noted fashion photographer, o fotógrafo; J. Alexander, o mentor de passarela; e o platinado Jay Manuel, o diretor criativo de moda. O programa já teve também vários jurados especializados e convidados especiais como Franca Sozzani, Patrick Demarchelier e até nossa musa Coco Rocha.

Os realitys shows de moda_America's next top model_Tyra Banks_vida de modelo_como ser modelo

Além do programa já estar seguindo para sua 19ª temporada, ele também já ganhou versões pelo mundo todo, inclusive no Brasil. O Brazil's Next Top Model teve 3 temporadas e parece que não agradou o público brasileiro. Foi exibido somente em canal fechado e a qualidade e produção do programa eram bem pobrinhas. Não deu para contar com a 'simpatia' da apresentadora, a modelo Fernanda Motta, talvez para alguns até funcione diante de uma câmera, mas seu ar blasé ao falar com as participantes e a falta de espontaneidade para apresentar as provas e conduzir o reality são evidentes e chegam a irritar.  Texto totalmente decorado, despreparo emocional, sensibilidade zero, e uma dicção péssima, exatamente o oposto das características de uma boa apresentadora. Ela é indigna de ocupar o posto, a charlatanice do molde ex-modelo apresentadoraA equipe de treinadores dessa versão não tinha o cuidado de realmente preparar as garotas, com críticas vazias e totalmente maldosas, eles tentavam impressionar usando o mundo "cruel" da moda, seguindo a política cinematográfica de Miranda Priestly no trato com as participantes, ao invés de dar bons conselhos construtivos como Tyra Banks faz na versão original. A banca de jurados do Brazil's foi composta por Dudu Bertholini, estilista; Erika Palomino, consultora de moda; Fernanda Motta, modelo e 'dançarina'; e Duda Molinos, maquiador e cabeleireiro. Todos ótimos profissionais, apesar desses pesares. Resumindo as razões claras do fracasso da versão nacional, o programa falhou por ser irreal, inventivo e exagerado.

Os realitys shows de moda_Brazil's Next Top Model_Fernanda Motta

Um episódio marcante da versão original, foi quando Tyra ficou brava e gritou com uma das participantes. Todo mundo ficou chocado e até hoje se comenta essa cena:


O cycle/ciclo 19 de America's Next Top Model vai começar dia 24 de agosto, se você nunca viu e gosta de moda vai viciar rapidinho, agora se viu e não gostou...
Fierce and love Tyra.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?