#2 OS REALITYS SHOWS DE MODA: Project Runway

"O estilo é ponto de partida de todo projeto criador." Octavio Paz

Seguindo a série de matérias sobre realitys de moda, o assunto dessa vez é sobre os croquis e a criatividade dos estilistas. Project Runway mostra esse difícil processo de criação e acompanha a confecção de peças especiais, desenhadas e projetadas dentro da estética particular de cada estilista. Toda temporada começa com cerca de 15 estilistas, que toda semana enfrentam um desafio diferente, em que cada um deles tenta se provar mais habilidoso na criação de roupas. A competição é normalmente restrita por tempo, temas e materiais, eles são julgados semanalmente, um estilista é declarado o ganhador do desafio e outro é eliminado. O participante tem o objetivo de se tornar um dos três finalistas para participar da semana de moda de Nova York, apresentando uma coleção exclusiva com sua assinatura. A visão desse estilista e a criatividade observada nesse desfile final será julgada por 3 jurados. O ganhador além de se consagrar na passarela novaiorquina ganha prêmios em dinheiro e contratos de parceria com empresas de cosméticos e tecnologia, tudo para o encorajar a criar sua própria marca de roupas.
Um desses jurados é Heidi Klum, que divide a apresentação do programa com Tim Gunn. Heidi começou a carreira de modelo aos 19 anos, nasceu na Alemanha e se consagrou internacionalmente sendo capa de várias revistas, e principalmente por participar do seleto time das Angels no show anual da marca Victoria's Secret. Enquanto ela faz a host glamourosa apresentando os jurados e intermediando os processos de eliminação, Tim coordena a vida prática dos participantes mostrando os desafios semanais e os acompanhando na sala de trabalho como mentor. Naturalmente por esse convívio mais próximo surge uma cumplicidade maior entre Gunn e os estilistas, seu carisma, cavalheirismo e educação fazem dele uma figura querida por todos. Tim trabalha como consultor de moda, mentor de estilistas e celebridades nos EUA e  também tem seu próprio programa na TV onde acrescenta estilo à vida de mulheres mal vestidas. Nina Garcia e Michael Kors completam o time de jurados fixos do programa. Ela é uma jornalista que se especializou em moda e hoje é diretora de moda das revistas Elle e Marie Claire; e ele é um estilista americano que se especializou em roupa feminina, hoje conhecido pelo mundo todo através de sua marca, tem a própria linha de roupas, acessórios e sapatos. Os dois são duros nas críticas aos estilistas quando percebem algum erro técnico ou de estilo nas apresentações. Nesse julgamento permanece a coerência em ressaltar os reais defeitos no vestuário e os problemas na falta de originalidade, perfeito para o espectador que não domina muito a área e que não notaria uma costura mal feita ou uma reprodução de peça já conhecida.

Os realitys shows de moda_Project Runway_Tim Gunn_Heidi Klum_Costureira_Estilista_Curso de modelagem_Como costurar

"One day you're in and the next day you're out" é a frase conhecida pelos fãs do reality, ela é repetida a exaustão a oito anos desde que o programa entrou no ar em 2004. Entre as provas semanais onde os  competidores precisam mostrar habilidades em modelagem, costura e técnicas de estrutura do vestuário feminino (drapear, bordar, plissar...), o desafio não convencional é o mais interessante. Nele os participantes não podem usar tecido e precisam criar peças com material alternativo como doces, produtos de pet shop e artigos para  festa infantil. Abaixo está um vídeo da última temporada em que Tim Gunn faz sua habitual visita de orientação ao espaço de trabalho dos estilistas. O vídeo está em inglês e mostra o projeto de Sonjia Williams, que usou jujubas para construir um vestido:



Project Runway cresceu e se tornou um sucesso de audiência arrebatando amantes da moda e surpreendendo os não fanáticos que passaram, de inicio por curiosidade, a acompanhar os episódios. Como prova do sucesso, o programa ganhou adaptações em outros países, incluindo o Brasil, que ano passado realizou sua primeira versão. Renomeado como Projeto Fashion a versão nacional exibida pela Rede Bandeirantes, não funcionou e não conseguiu público cativo. Apesar de seguir a risca o formato americano, ficou claro a falha na qualidade de produção e criação dos desafios, que ficaram mais simples e pobrezinhos para não fugir do orçamento, prejudicados muitas vezes pelos merchandising excessivos durante o programa limitando assim a criação dos participantes e até mesmo dos responsáveis pela atração. Os destaques do elenco dessa adaptação ficam por conta somente dos dois apresentadores, Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch (mentor dos estilistas) que realmente conduziram o reality com ética e espontaneidade. Na foto abaixo, da esquerda para direita estão Suzana Barbosa (jurada), Reinaldo Lourenço (jurado), Adriane Galisteu (apresentadora e jurada) e Alexandre Herchcovitch (co-apresentador e mentor):

Projeto Fashion_Project Runway Brazil_Adriane Galisteu_Alexandre Herchcovitch_Estilistas_Estilistas no brasil_Modelagem_Moulage

O programa original é exibido aqui no Brasil pelo canal E! Entertainment.



VEJA TAMBÉM:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?