A IRRÉSISTIBLE TAUTOU

Imagine uma mulher com cabelos verdadeiramente pretos cortados na altura das orelhas, roupas compridas, botas com aspecto acidentado e um olhar doce e penetrante, que cultiva os pequenos prazeres da vida; como enfiar a mão em sacos de grãos, quebrar a casquinha do créme brulée com a colher, olhar para trás e ver a reação das pessoas no cinema. Agora olhe mais perto. Ela é bonita?
A história da personagem Amélie do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)" se confunde com a história  da musa do mês de setembro Audrey Tautou, até mesmo porque a relação de sucesso entre elas é mútua. Audrey sem dúvida alguma contribuiu muito para o filme ser reconhecido internacionalmente, e por consequência ele a tornou famosa. A figura de Amélie é muito forte, a vida banal e ao mesmo tempo tão estranha da personagem, fica marcada na nossa cabeça de forma extraordinária. Não sei se é a Paris de Jean-Pierre Jeunet ou o humor negro dos personagens que arrebata a nossa atenção, só sei que a interpretação de Tautou é igualmente marcante. Talvez o fato de elas serem vistas pela maioria como uma só é porque em determinado momento exista um encontro entre as personalidades. Audrey não possui as mesmas características de Amélie, longe disso, o que se nota é que ambas são incomuns. Amélie tem lá suas manias e maluquices e Tautou tem o talento e o carisma que toda atriz gostaria de ter. Entre as poucas semelhanças Audrey coleciona fotos de todas as pessoas que lhe entrevistam, o que é muito Amélie Poulain. Apesar dessas coincidências não se deve confundi-las. A francesa Audrey tem uma carreira de sucesso e talento suficiente para se sobressair e ser muito maior do que a personagem principal dessa "dramédia romântica".
Se lhe descrevessem Audrey Tautou e todos seus atributos físicos, certamente você não pensaria em uma mulher linda e maravilhosa. Mas ela é. E é essa despadronizada beleza que a faz ser tão... musa. Possui uma sensualidade discreta; é como uma pintura abstrata, onde você precisa olhar bem de perto e se admirar com os detalhes para considerar aquilo uma obra de arte. Os famosos olhos negros, a pele branca, o cabelo igualmente negro, as covinhas e um sorriso arrebatador; sorriso esse que até serviu de inspiração ao cantor Charlie Winston na criação da música "I love your smile". Ela exala uma espécie de velho mundo, um tipo sutil de beleza que parece ter morrido com as divas dos anos 50. Talvez dentre as atrizes atuais ela e Natalie Portman, ambas já comparadas a Audrey Hepburn, conservem essa beleza antiga onde não é necessário ter olhos azuis, cabelos loiros e um corpão. E ainda fica assustada, quando se dá conta do quanto as pessoas a admiram e elogiam seu trabalho.

  • "Eu não tenho idéia do que tem em mim que faz as pessoas se conectarem. Eu sou muito tímida com pessoas que eu não conheço."




Pequenas partições na televisão francesa e dois curtas-metragem foram o bastante para leva-la ao cinema. A atriz que já fez mais de 35 filmes, ganhou um Csar (Versão francesa do Oscar) por sua atuação no filme "Vénus beauté institut (1999)" na categoria de atriz promissora e atuou ao lado de Tom Hanks em "O Código da Vinci (2006)" não se ilude com o sucesso, e apesar de bastante requisitada pelo cinema americano ainda prefere trabalhar em filmes franceses. E como se não bastasse todo esse talento e beleza rara que ela tem, que nos inspira e a faz ser uma bela musa, Audrey em sua carreira se esbarra com o mundo da moda, e da forma mais elevada possível. Ela se esbarra com Gabrielle Chanel, a estilista francesa fundadora de uma das marcas mais famosas do mundo; Chanel S. A. Tautou não só interpretou a mítica Coco Chanel nos cinemas em "Coco antes de Chanel (2009)" como também foi nesse mesmo ano o rosto do perfume mais famoso da marca; o Chanel n° 5. Poucas e boas personalidades foram convidadas para estrelarem a campanha dessa fragrância e também não é qualquer uma que interpretaria Gabrielle Chanel em seu filme biográfico; ou seja, Audrey tem sim seu méritos por isso. Talvez seja essa simplicidade, ou essa sensualidade velada. O importante é que através de pessoas como ela é que percebemos que as vezes a beleza está nas sutilezas da vida, e que os detalhes podem sim fazer a diferença. É necessário abrir a cabeça e enxergar que em todos os lugares existe ocasião para beleza, só precisamos mudar o foco um pouco. E o foco do mês de setembro é todo dela; a irresístivel Audrey Tautou.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

O que achou do post?