AMOR EM PRETO E BRANCO


E começou a contagem regressiva para a cerimônia do Oscar, que acontecerá dia 24 de fevereiro. Além dos filmes preferidos e mais conhecidos, existem também algumas categorias nem tão populares assim. Acontece todo ano, belíssimas produções de documentários e curtas passam despercebidas e até mesmo as ganhadoras não ganham um destaque merecido. Obviamente deveria haver um interesse maior por parte da população. Obviamente deveria existir uma divulgação maior para propagar esses trabalhos. E obviamente não estamos aqui para solucionar o problema.
Vamos direto ao assunto e apresentar o preferido desse ano na categoria de 'melhor curta animado'. "Paperboy (2012)" é um curta-metragem da Disney feito em 2D. O filme foi dirigido por John Kahrs e Kristina Reed, roteirizado por Clio Chiang e Kendelle Hoyer e mostra a história de um lonely-boy funcionário de uma grande empresa que em uma cotidiana manhã ao esperar o trem para o trabalho, acaba encontrando uma doce garota que o destino (ou o vento) o convence ser a mulher da sua vida. A breve história de amor narrada em quase 7 minutos (Infelizmente. Queria um longa de 2 horas sobre os dois.) é charmosamente desenhada em preto e branco e parece se passar em uma década antiga, talvez entre os anos 20 e 30 o que explica o delicioso silêncio do filme, o que acredito ser uma referência aos filmes mudos, muito bem executada por sinal, sem parecer caricata ou parodiada de algum filme do Charlie Chaplin.

A tecnologia utilizada em “Paperman (2012)”, chamada Final Line Advection, parece ser inédita na história do cinema de animação. Ela preserva e revaloriza a beleza dos traços dos desenhos feitos a mão ao incrementar a computação gráfica. Esse recurso garante mais volume e profundidade, tornando mais vivo e realista esse modelo tradicional da arte cinematográfica, que havia perdido o encanto em relação aos grandes efeitos digitais. A Disney disponibilizou o making-of do projeto para mostrar um pouco mais sobre a nova tecnologia, veja o vídeo aqui.
A Disney mais uma vez consegue o melhor. Um filme lindo, simples, cheio de emoção, beleza, com uma mensagem forte contada de uma forma poética e artística. O filme até pouco tempo estava sendo exibido exclusivamente nas salas de cinema antes de "Detona Ralph (2012)", que também concorre esse ano como "Melhor animação", mas foi publicado no Youtube essa semana. Veja abaixo o curta na íntegra:

Comente com o Facebook: