O conto de fadas da Kirsty Mitchell


Kirsty Mitchell é uma fotógrafa e estilista inglesa que desde pequena recebe inspiração para deixar sua imaginação corre livre por lugares antes nunca imaginados, tudo por influencia de sua mãe amante de histórias fantásticas e contos mágicos. Kirsty estudou história da arte, fotografia, sempre com esse olhar lúdico sobre todas as coisas, tanto que desistiu da fotografia por um tempo por não se identificar com o aspecto técnico da 'máquina' que a impedia de expressar naturalmente sua visão, foi então que Kirsty descobriu a moda. Quando entrou numa escola de moda especializada em figurinos para teatro em Londres, depois largou o trabalho regular e tudo mais para voltar a faculdade se formando com honras na 'Escola de Arte Ravensbourne' em 2001, ela jamais imaginaria que um dia estagiaria com grandes marcas como Alexander McQueen e Hussein Chalayan. Como designer de moda seus trabalhos seguintes expressaram lindamente essa visão encantada, usando materiais cru e os transformando em verdadeiras obras de arte.
Com a morte de sua mãe em 2008, seu projeto futuro era construir um trabalho tão rico e cheio de magia em homenagem a mulher responsável por apresentar a ela todas as histórias dos livros, trabalho esse que hoje já sabemos foi inteiramente dedicado à matriarca. Foi quando a fotografia se tornou a única escapatória quando Kirsty não conseguia mais expressar o que sentia. No caminho para o trabalho ela começou a tirar fotografias e retratos de pessoas anônimas com uma pequena máquina fotográfica que carregava na bolsa. E o que era uma pequena distração cresceu e se tornou mais interessante do que ela podia ter imaginado. Ao re-descobriu a fotografia ela viu ali a possibilidade de unir paixão, trabalho, dedicação e talento para dar vida ao universo encantado que por tantos anos ficou em sua imaginação. A idéia sempre foi recriar aqueles momentos afetivos com a mãe, universos imersos no mundo da fantasia, todos seus trabalhos para revistas de moda, de fotografia ou publicidade ganharam essa característica fantástica. Até que em 2011 Kirsty abandonou de vez sua carreira na moda e se dedicou inteiramente à fotografia. O projeto que revelou ela ao mundo e encantou a todos pelo caminho foi concebido um pouco antes, e já se passaram cinco anos desde então que 'Wonderland' se tornou realidade.


'Wonderland' consiste em trabalhos fotográficos que re-encenam quadros inspirados em histórias de fadas, mundos fantásticos, material retirado de livros antigos e contos consagrados no imaginário mundial e que Kirsty sequestrou para seu próprio deleite e o nosso também. Ela mesmo produz as peças que ilustram as fotografias a partir de designers criados por ela mesma, criações adormecidas no imaginário dela desde criança. Ela combina painéis com texturas de folhas, galhos e flores com fragmentos de arquiteturas de castelos medievais, juntamente com os figurinos, todo o resto do cenário e os acessórios _ como a chave da foto abaixo, feita com osso de coelho lixado até a forma final _ resultam em uma linda peça fotográfica que mais parece um quadro, tanto pela riqueza de detalhes e o forte contraste de texturas, quanto ao trabalho artesanal feito literalmente pelas mãos, pintados à perfeição por Kirsty e alguns amigos.







Sem dúvida um trabalho de muita dedicação e tempo, a tomar como parâmetro que uma das fotos por exemplo levou mais de 5 meses para ficar pronta. Ela mesmo diz em seu site que o que a move é o fascínio de poder caminhar por esses lugares físicos, após ela construir tudo, e poder tocar em coisas antes presas nos sonhos e que através desse projeto se tornam reais. As fotos a seguir fazem parte do projeto 'Wonderland' e são deslumbrantes, é de ficar hipnotizado admirando esse trabalho lindo.











A maquiagem também é riquíssima em detalhes e deslumbrante, e quanto mais você repara nos detalhes, mais encantado fica.







A série de fotografias compõe uma história linda de uma personagem que caminha por cenários ricos em detalhes por uma terra mágica, agora que o projeto chega ao fim a artista publicou mais um quadro lindo, 'The Fade of Fallen Memories'. O trabalho monstra a personagem diante de um grande portão localizado no meio da floresta em pleno inverno. A leve névoa, o branco da neve nas folhas edificam a beleza do cenário.




No vídeo abaixo é possível acompanhar os bastidores de todo esse processo rico e trabalhoso:



O casaco usado pela personagem nessa e em outras fotografias da serie é um espetáculo a parte. A modelagem traz toda uma estrutura forte que contrastam com a leveza das flores, a gola principalmente parece tão rígida e imponente que impressiona e deixa todo mundo arrepiado. Lindíssimo esse trabalho. 





No site da fotógrafa há um diário pelo qual se pode acompanhar o andamento do trabalho por trás das cenas e como cada peça foi feita. Nos resta nos ajoelhar e agradecer por existir artistas tão talentosos e trabalhos tão inspiradores como esse. Quem, depois de tudo isso não gostaria de entrar no mundo encantado de Kirsty Mitchell?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?