Moda origami no SPFW

No primeiro dia do SPFW a Triton apresentou a belíssima coleção primavera/verão 2013 da marca. A estilista que assina a coleção Karen Fuke foi buscar inspiração em Tóquio. A cidade lhe entregou as estampas e os contornos urbanos necessários para que suas peças pudessem surgir na passarela um misto de traços urbanos com tradicionalismo. 
O origami foi ponto de referencia para a estilista criar suas peças, baseadas nas dobraduras orientais tão conhecidas. A modelagem estruturada e firme, apareceu com desdobramentos de gola em camadas, detalhes nos vestidos e na assimetria dos casacos de alfaiataria. Mas a técnica também foi colocada nos acessórios, as pulseiras em especial pareciam feitas de papel, mas o acrílico foi a matéria prima principal. A arte origami consiste em um determinados grupos de dobras diferentes que acabam por criar formas e desenhos complexos sem intervenção de outros materiais. Essa arte secular é praticada no Japão desde 1603 e são de uma delicadeza e precisão admirados por todo o mundo que reaplica a arte por ai até hoje. Não há alguém que jamais fez um origami em casa. A lenda diz que se você conseguir fazer mil garças japonesas de papel, você terá direito a um pedido. Quer tentar? A Triton foi super criativa em usar um conteúdo para inspiração tão caricato e saturado como é esse oriente, e criou looks inovadores e modernos sem entregar mais do mesmo.

a moda origami_SPFW_verão 2013_triton_origami

O artista plástico Lucas Simões desenvolveu essas colagens com elementos diversos da arquitetura de Tóquio e mesclou com os traços da cidade de São Paulo. Esse lindo trabalho foi usado em variadas estampas com essa pegada arquitetônica, geométrica e maximizada. Escadas, janelas e prédios foram usadas no ilusionismo da espetacular estampa da marca, que realmente chamou a atenção. Um trabalho detalhado e rico. As modelos vestiram obras contemporâneas na passarela, a tela virou tecido e envolveu com arte o nosso próximo verão. A evolução da coleção de acordo com a entrada das modelos deu um ótimo resultado. A mudança das cores acinzentadas e frias para as vibrantes e quentes foi quase imperceptível, foi de leve, gradual. Quando as estampas florais apareceram e trouxeram cores mais quentes para o desfile foi revigorante. E lentamente vieram o rosa, o vermelho e o laranja em estampas florais e alegres da cultura japonesa. A cerejeira enfeita a primavera do Japão quando o frio e a neve se vão, as Sakuras colorem as ruas e os templos. A paleta decrescente do rosa claro até o branco, foram também usadas nas peças da coleção.

a moda origami_SPFW_verão 2013_triton_referencia_estampa_tóquio_são paulo_sakura

Apesar do lindo trabalho de estamparia e do resultado moderno da temática usada, algumas peças muito me lembraram kimonos tradicionais do japão. O acabamento dessa peça em particular me lembrou muito a amarração de um obis. Podiam ter pensado em soluções mais eficientes e originais para finalização dessa peça que ficou parecida demais com as usadas pelas gueixas. Aproximou demais e beirou a fantasia de festa. Quase um cosplay.

a moda origami_SPFW_verão 2013_triton_kimono_obis

Mas dada as ressalvas, os olhos pulam das órbitas por conta de tanta vivacidade e luz na passarela. A Triton está de parabéns. Como outros desfiles do Fashion Rio e do SPFW dessa temporada verão 2013, a marca também apostou nas maxi peças dos anos 80. Muita gola, ombreira, manga e blazer oitentista estruturado. O maxivolume reinou na parte superior dos looks, apesar de algumas saias e vestidos rodados. Calças largas, blusas largas, tudo largo. É isso produção? Para a próxima estação tudo vai vir largo? É. Por ai. O maxi dos anos 80 voltou e veio pra ficar. Os tecidos brincaram entre texturas, misturando jacquard, seda e cetim. E por fim a marca mostrou looks quase monocromáticos, verde, roxo e azul, numa estampa interessante, dobraduras de papel brilhante, ou algo semelhante ao plástico. Um embrulho. Que deu um lindo efeito para encerrar o desfile.

a moda origami_SPFW_verão 2013_triton_evolução_passarela

Atenção especial para esse sapato plataforma reta, uma linda referencia as sandálias de pau usadas pelos japoneses tradicionalmente, conhecidas como Geta. Lembram mais ainda as sandálias Okobo das gueixas. Super #gueixafeeling. Assim que a gente gosta, quando criatividade é a palavra.

a moda origami_SPFW_verão 2013_triton_okobo_geta

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?