As bolsas animalescas da 'Eufró'


Tudo começou quando uma amiga decidiu ir morar nos Estados Unidos para estudar, e na sua festa de despedida eu decidi dar a ela um presente especial, que você feito pensando nela, inspirado em algo que ela gostasse muito e com um design meu, para ela se lembrar de mim enquanto estivesse longe. Tive a ideia perfeita, por que não dar a ela uma bolsa?

O problema foi que eu tive essa ideia no dia da festa, poucas horas antes, e tive que pensar no design, cortar, montar e costurar antes de chegar a hora do encontro. Então pedi ajuda a minha mãe, Luzimar de Souza, que tem uma experiência de mais de 20 anos na confecção de bolsas e acessórios e é especialista em couro. Sentei na mesa com ela e começamos a discutir a idéia, até termos um projeto pronto para executar em duas horas, eu imediatamente pensei em um gato, muito porque sei o quanto minha amiga Jéssica Ione gosta de mangás e animes e eu queria lhe dar algo que estivesse relacionado a esse universo, e também porque sei que ela adora gatos. Eu me apressei a desenhar o molde e iniciei a modelagem no papel, especificando o tamanho que a bolsa iria ter.  A principio ia ser um porta níquel bem pequeno, mas depois decidimos, minha mãe e eu, fazer a bolsa um pouco maior para que ela se tornasse mais útil e prática. Fiz a frente com os desenhos dos olhos nariz e bocas que iriam ser vazados no couro quando fosse a hora de cortar, o fole, que é a lateral da bolsa, a parte de trás com recorte de retângulo bem fino de onde sairia o zíper e pronto, o modelo estava feito. Corri para cortar as peças em couro e reaproveitei alguns retalhos que tinha em casa, risquei o avesso do couro e usei um estilete para fazer os detalhes do rosto do gato no couro escuro, usei um tom café porque não tinha nenhum retalho de couro preto, também usei couro branco na camada por debaixo do rosto para que ela servisse de preenchimento para os detalhes dos olhos e da boca que vazavam do peça cor de café. A bolsinha precisava de um forro, também recorri a meu grande estoque de retalhos e achei uma estampa linda e super feminina de flor, e foi essa estampa tipo liberty que completou tudo. Minha mãe rapidamente montou a bolsa, e eu corri para o banho para me arrumar para a festa, enquanto minha mãe com todo seu talento costurava a bolsa as pressas. Quando terminei de me aprontar, a bolsa já estava pronta. Milagrosamente fizemos uma bolsa em menos de 2 horas. Corri para o local da festa e quando a Jessica viu a bolsa ela não poderia ter ficado mais feliz, nem eu.



Todos os amigos que estavam lá e viram a bolsa adoraram a ideia e lá mesmo começaram a surgir encomendas para novas bolsas de gatinhos. Mas foi conversando com Joycilene Santos, outra amiga  minha, dias depois que ela me sugeriu criar uma coleção não só com gatos, mas com outros animais igualmente fofos e eu pensei, por que não? Surgiu ali no banco da Praça da Liberdade aqui em Belo Horizonte, a idéia da coleção que ainda não existia, mas já tinha nome, Le Petit Animal.









Junto com a minha parceira, minha mãe, sentamos para decidir quais bichos iríamos reproduzir em pequenas bolsas de couro e foi então que saiu a ideia para uma bolsa de coruja, de raposa e outra de macaco. Só que dessa vez a bolsa iria ter uma alça de corrente para ficar mais prática ainda. Começamos a produção, eu modelei os novos bichos em papel, cortei os moldes nos couros, retalhos, e imediatamente comecei a divulgar nosso trabalho. Funcionava como uma verdadeira linha de produção eu terminava de cortar e minha mãe já começava a preparar as peças para a montagem. O processo foi basicamente o mesmo que usamos para fazer o gato da Jéssica, mas modificamos pequenas coisas para determinado bicho que devido ao seu visual único - apesar do tamanho e modelo serem basicamente o mesmo - como o designer específico da orelha, formato da cabeça e detalhes do rosto de cada animal diferente. O que mais deu trabalho foi o macaco, por conta das orelhas que ficavam para fora da cabeça no design que eu criei, tivemos que pensar numa forma de dar o acabamento ideal e de qualidade como o dos outros bichos, porque o macaco era o único com o formato da cabeça e as orelhas diferentes dos outros, porque por mais que a raposa e a coruja fossem diferentes, a mecânica para montá-los, especificamente as orelhas, era a mesma, só mudava os tamanhos.









Terminamos 15 bolsas em 3 dias. Um sucesso. Assim que comecei a divulgar todo mundo queria uma bolsa de gato, que sem dúvida é o grande sucesso da coleção inteira. Já estamos pensando em produzir mais bolsas 'Gatinho' por conta da enorme demanda dos clientes. É claro que as bolsas "Le Petit Animal" são produtos da minha marca Eufró e que eu tenho o maior orgulho em ver crescer e saber que todo mundo gosta das coisas que eu desenho e produzo junto com a minha mãe.



Já estamos pensando eu outras coleções ou até mesmo eu ampliar a família Le Petit com outros animais, se tiver alguma sugestão, deixa nos comentários, ou então lá na nossa página do Facebook, ou mesmo diretamente na página da Eufró. Ah e aproveita corre lá para encomendar sua bolsa animalesca, separamos uma galeria com todos os modelos, o preço e as cores ainda disponíveis, aqui.








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Meu deus, que coisa mais linda.
    Não deu nem pra escolher uma favorita, todas são lindas, ficaria feliz com qualquer uma delas.

    Faltou Açúcar

    ResponderExcluir

O que achou do post?